Olá pessoal,
Todos temos a consciência que existem diversas situações nesta terra, que nos deixam em situações realmente muito difíceis e que se transformam em desafios a serem vencidos. Dentre este desafios, surgiu há muitos anos atrás uma DROGA terrível que provoca transformações, dor e morte entre os envolvidos nesta condição. Falo do CRACK, que, sem sombra de dúvidas, pela facilidade de obtenção, conseguiu ser uma das drogas mais consumidas no mundo.
Cabe a nós, sabedores desta realidade, lutarmos para que, inicialmente, estejamos atentos para que nossos filhos e amigos não entrem nesta vida de vício e morte, e posteriormente darmos a nossa colaboração para exibir um alerta de contenção deste mal que assola o planeta, destruindo lares e famílias.
Existem muitas pessoas e campanhas pelo mundo e posso destacar o empreendimento feito pelo governo federal através do site http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home, o qual promove ações na direção de combate a esta droga e seus efeitos.
Visitem a página, divulguem, participem das campanhas de conscientização, colaborando nesta luta que, com a ajuda de Deus iremos vencer!
Vejam algumas informações sobre este terrível mal:
Efeitos e Consequências
Físicos
Das vias aéreas até o cérebro, a fumaça tóxica do crack causa um impacto devastador no organismo. As principais consequências físicas do consumo da droga incluem doenças pulmonares e cardíacas, sintomas digestivos e alterações na produção e captação de neurotransmissores.
Veja no infográfico quais são os efeitos agudos e crônicos do uso da droga.
Prevenção
Campanha
O desafio da comunicação da campanha publicitária – Crack é Possível Vencer – é mostrar que o crack não é somente um problema de governos, que é uma causa social e necessita do envolvimento e compromisso do conjunto de toda a sociedade.
O uso de drogas é uma realidade em muitos países e está relacionado a um conjunto de fatores culturais, históricos, econômicos e sociais. A questão exige uma abordagem abrangente, considerando sua complexidade e a realização de ações articuladas, contemplando a prevenção do uso, o enfrentamento ao tráfico de drogas e, sobretudo, o cuidado ao usuário.
É nessa perspectiva que o governo federal, a partir do lançamento do Plano Nacional de Enfretamento ao Crack e outras Drogas, em dezembro de 2011, integra suas diversas políticas públicas e chama a sociedade para se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes e conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas.
Neste contexto, e aproveitando a oportunidade do início do ano letivo, foi desenvolvida campanha publicitária que visa mobilizar a sociedade para assumir uma atitude de prevenção ao uso do crack, tratando o tema de forma positiva e otimista.
A campanha contempla dois públicos prioritários: jovens e famílias.
Confira as peças publicitárias da campanha Crack, Vencer é Possível Vencer.
Queria viver com alegria e morrer em paz. Fui incompetente para vencer as dificuldades que me apareceram. Estou deprimido e com vergonha do mundo. Sou codependente de meu filho e, apesar de participar de um grupo de apoio, não tenho conseguido evoluir. Estou destroçado e minha família também… mas vejo muita gente tendo êxito e saindo das drogas! Vale a pena lutar. Parabéns para quem tem forças para isso… eu já nem aguento mais muita coisa. Perdoem-me por um desabafo aqui!
Olá Sr Pedro,
Compreendo perfeitamente seu sentimento de frustração em relação ao que aconteceu na tua vida, as quais foram causadas por escolhas pessoais, porém, Deus nos permite mudar o rumo nos dando a oportunidade de rever nossas escolhas e conceitos, como forma de transformar nossas vidas numa outra direção….de força, confiança, determinação, coragem, bondade, trabalho, compartilhamento, amor e o desejo firme de mudar o rumo do rio que pegamos carona durante a vida.
Faça uma reflexão: num momento que estiver só, sente em algum local calmo e tranquilo e coloque num papel 2 colunas….uma onde escreverá todas as coisas que considera boas na sua vida e na outra aquilo que julga ser ruim para você. Não pode esquecer de nada, como ser perfeito fisicamente, ter o discernimento de tudo o que acontece, ter um lar para morar, ter um família, ter água para beber e se banhar….e por aí afora. Não deixe nada de fora. Tenho absoluta certeza que quando for fazer a comparação, verá mais coisas positivas do que negativas. Daí, basta você se concentrar nas boas e direcionar sua vida fazendo as escolhas que aumente mais estas questões positivas. Depende só de você.
Peça ajuda a Deus, aos seu Anjo da Guarda, seus Mentores Espirituais, seus amigos, entes queridos…eles serão a porta que se abrirá para você vencer este desafio.
Você menciona no inicio de seu desabafo queria viver com alegria e morrer em paz….mude a palavra QUERIA para QUERO….
Que Deus te ilumine nas escolhas.
Abs
FAÇO PARTE DESTE PROJETO COMO EDUCADOR APESAR DE SER NOVO NESTA BATALHA , GARANTO QUE ESTOU ENTRANDO NISTO COM A VONTADE DE AJUDAR O PROXIMO E LOGO DE INICIO AFIRMO COMO ESTÃO TRATANDO DOS DEPENDENTES REALMENTE E POSSIVEL VENCER ESTA DESGRAÇA COM VULGO DE CRAK POIS NÃO CONSIDERO COMO NOME
Olá Mauricio, obrigado pelo seu comentário.
Parabéns pela atitude e apoio a esta luta incansável contra um dos maiores males da sociedade moderna.
Você tem razão quando diz ser possível vencer esta desgraça chamada crack, bastando para isso a conscientização das pessoas, a inclusão deste tema em todas as fases escolares, campanhas envolvendo os pais e todos aqueles que tem responsabilidades em inibir e extirpar este vício do nosso meio.
Vejo a educação como a melhor forma de atingir estes resultados e para isso tem de haver a união de todos os segmentos da sociedade para ter chance vencer esta luta.
É necessário também uma completa reformulação do nosso sistema judiciário, ainda com leis obsoletas, que não acompanharam a evolução dos fatos e necessitam ser mais rigorosos para aqueles que transgridem as leis, ou seja, quando a educação não atingir os objetivos, as leis tem de estar presentes para coibir estes abusos e crimes.
Caso você tenha conteúdos que deseja informar para ajudar nesta batalha, nos envie que publicaremos em nosso site rede de contatos.
Um grande abraço
Oi Marcelo, tudo bem 🙂 Obrigada!
Concordo com você. O que mais me impressiona é a urgência do quadro atual ser tratado com humanidade, deveríamos começar a tratar desde “ontem” os dependentes químicos e iniciar a conscientização… Infelizmente muitas vidas e sonhos são perdidos e roubados ali, no meio da Cracolândia, em plena luz do dia ou na noite, mas na frente de todos nós e das autoridades desse País.
Abraço!
Ótima semana!
Olá Magali, esta questão é muito séria, assim como outras pelo país.
Esta comove e preocupa devido a cumplicidade de autoridades e pessoas que assistem a tudo sem nada fazer ou prevenir para que este fato seja vencido, evitando que vidas de pessoas e famílias inteiras sejam destruídas pela ganância do ser humano.
Independente disso tudo, nós precisamos fazer nossa parte com muita força, promovendo campanhas, envolvendo a comunidade, escolhendo melhor nossos governantes, etc…
Nada se modifica do dia para a noite e esta questão tem de passar por algumas fases antes de serem resolvidas, pois estão consolidadas, porém, deve-se começar agora, senão…
A mudança está no ser humano e é nela que devemos nos concentrar através da educação e conscientização como você disse.
Um grande abraço
Marcelo
Parabéns pelo projeto de conscientização da população quanto à gravidade da dependência química. Concordo que é um problema de responsabilidade do governo também, mas posso citar o projeto Cristolândia que tive o privilégio de conhecer de perto, como uma grandiosa arma para salvação de vidas na Cracolândia de SP, um verdadeiro exemplo de simplesmente fazer e obter resultados que até os Policiais duvidavam. Vocês podem conferir na internet: Cristolândia. Abraços.
Oi Magali, tudo bem?
Obrigado pelo seu contato.
Na verdade o projeto não é nosso. A Alavanca Social só está replicando a informação, por ser de importância para a comunidade e pessoas em geral.
Em relação ao seu comentário, concordo com suas palavras e acrescento algo fundamental…EDUCAÇÃO! Esta conscientização tem de começar nas escolas, na base do ser humano, quando ainda está formando o caráter…
Todos temos de fazer a nossa parte. Só assim venceremos mais este desafio da humanidade.
Um ótima semana a vc!
Marcelo