Estatuto do Doador


SOFTWARE GERENCIADOR FINANCEIRO PARA ONGs E IGREJAS

Simples, fácil de manusear e navegar, intuitivo, ótimo, eficiente e eficaz!

ACESSO AO SOFTWARE ONGs        ACESSO AO SOFTWARE IGREJAS

Experimente gratuitamente por 14 dias o futuro controle financeiro de sua Organização Social, Projeto Social e Igrejas. Tutoriais e treinamento personalizado!


Também acesse e conheça nossa área de CURSOS e EVENTOS

banner law

Estatuto dos Direitos do Doador

Estatuto desenvolvido em 1992, por American Association of Fund-Raising Council (AAFRC), Association for Healthcare Philanthopy (AAHP), Council for Advancement and Support of Education (CASE), National Society of Fund Raising Executives (NSFRE), Planned Giving (NCPG), National Catholic Development Conference (NCDC), National Council for Resource Development (NCRD), United Way of America.

Este texto tem sido utilizado por um grupo de profissionais brasileiros, captadores de recursos para projetos e instituições, com o objetivo de alimentar o debate em torno da relação entre Doador e Organizações Sociais. Tal grupo teve origem numa lista de discussão virtual na Internet sobre fund raising. Na medida em que as preocupações do grupo são a profissionalização, a capacitação e a moralização da atividade de captação de recursos, decidiu-se recorrer à experiência da NSFRE americana (National Society of Fund Raising Executives). Fundada em 1961, a NSFRE já tem mais de 20.000 associados e seções (ou “capítulos”) no México e Canadá. Acreditamos que a divulgação deste e outros textos que contribuem para a criação de parâmetros transparentes e éticos para a captação de recursos, será útil para doadores, instituições apoiadas, profissionais da área e, principalmente, os beneficiários finais dos projetos sociais.

A filantropia baseia-se numa ação voluntária para o bem comum. A tradição de dar e compartilhar é primordial para a qualidade de vida. Para assegurar que a filantropia mereça o respeito e a confiança do público em geral, e que os doadores tenham plena confiança nas organizações sem fins lucrativos e nas causas que eles são chamados a apoiar, declaramos que todos os doadores tem os seguintes direitos :

I.      Ser informado sobre a missão da organização, sobre como a organização pretende usar os recursos doados e sobre sua capacidade de usar as doações efetivamente para o objetivo pretendido.

II.    Ser informado sobre a identidade daqueles que pertencem ao conselho diretor da organização, e esperar que esse conselho exerça julgamento prudente nas suas responsabilidades administrativas.

III.   Receber agradecimento e reconhecimento apropriados.

IV.  Ter acesso à mais recente demonstração financeira da organização.

V.   Ter assegurado que as doações serão usadas para os propósitos para os quais foram feitas.

VI.  Ter assegurado que a informação sobre a doação será tratada com respeito e confidencialidade.

VII. Esperar que todos os relacionamentos com indivíduos que representem organizações de interesse para o doador serão de natureza profissional.

VIII.  Ser informado se aqueles que pedem doações são voluntários, empregados da organização ou solicitantes contratados.

IX.  Ter a oportunidade de ter seus nomes retirados das relações de endereços que uma organização possa pretender compartilhar com outras.

X.   Sentir-se livre para questionar quando estiver fazendo uma doação e receber respostas prontas, francas e verdadeiras.

—————————————————–

“A base de toda relação está pautada no respeito a todas as pessoas e situações”

—————————————————–

Anúncios

4 comentários em “Estatuto do Doador

  1. Muito bom o texto.
    Estamos organizando uma Instituição para apoiar pessoas com problemas causados pelos alcool e drogas. Com tratamento e apoio medico completo tanto aos residentes como também aos familiares.
    Alem de tudo isso realizamos palestras em escolas, pois a prevenção ainda é o melhor remedio.

    • Olá Silvio!
      Agradecemos o seu contato e comentário.
      Parabéns pelo seu projeto.

      Caso necessitem de treinamento e orientação no sentido de os ajudarem a sedimentar o projeto, favor nos retornar.

      Temos um curso: COMO FUNDAR ONGs: ASPECTOS ESTRUTURAIS E LEGALIZAÇÃO, onde compartilhamos informações e desenvolvemos o ensino no sentido de ajudar as pessoas a estruturar seus projetos. Este curso tem 16 horas de duração (2 dias inteiros com teoria, apresentação de modelos, conhecimento da legislação, documentação necessária, modelos e muita prática.

      Sejam bem vindos à Alavanca Social e Instituto Sabedoria!

      Abraços!
      Marcelo R Paula

  2. Muito bom esclarecimento,o doador com certeza ira ter mais confiança uma vez que demostramos total transparencia na aplicação do material doado. bom dia.

    • Oi Fátima,

      A relação entre organização e doador tem de ser muito transparente e o respeito tem de ser a principal visão daquele que recebe ajuda, seja de um doador, patrocinador, apoiador e até mesmo o voluntário.
      Dentro da organização, todos eles devem ser vistos e tratados com muita atenção e respeito.

      Abs
      Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s