Sejam bem vindos à Karthago Educacional


Olá pessoal, passando para compartilhar com vocês sobre a KARTHAGO EDUCACIONAL, cujas especializações e projetos transcendem e permitem que pessoas, projetos, empresas e instituições e ensino possam obter uma nova visão de vida, com a capacidade de transformar o meio onde estão presentes.

Entre esses projetos eu destaco o excelente CARTOGRAFIAS EXISTENCIAIS, cujo objetivo geral é proporcionar aos participantes dos eventos, promover, por meio de metáforas e fazer artístico, conscientização do eu e do coletivo, de forma a estimular transformações positivas. Partindo de diálogos interdisciplinares, sendo o fazer artístico mediador, este projeto levará a termo a averiguação de aspectos relativos à valorização do coletivo e individual dentro da sociedade. Serão traçados territórios, em mapas temáticos e artístico-poéticos a partir de reflexões do percurso existencial pessoal e coletivo, associando metaforicamente tais cenários com a cartografia.

Para conhecerem melhor sobre a KARTHAGO EDUCACIONAL, vejam a seguir um pequeno resumo sobre suas atividades:

Logotipo final Karthago Educacional Transparente_ jun19

O conceito educacional de Karthago dialoga com as tendências de educação deste milênio, primando por formações que contemplam aspectos globais e particulares, bem como culturais, poéticos, relacionais, formativos, inter e transdisciplinares das temáticas apresentadas.

Unindo teoria à prática, a metodologia ativa associada ao ensino híbrido, promove uma dinâmica contemporânea de aprendizagem.

Dessa forma, integra diferentes possibilidades de aquisição de saberes, alternando as ferramentas digitais com pesquisas de campo, estudos presenciais e online, debates e orientações, pedagogia de projetos e etapas de desenvolvimento criativo individual.

Karthago Educacional: orientando, educando e capacitando para a transformação positiva de pessoas.

Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%B5es_da_Antiguidade/Cartago

Turner_Dido_Building_Carthage

Turner_Dido_Building_Carthage

Por que Karthago?

Um pouco de história…

Os registros da  lenda da fundação de Karthago remetem ao poeta Virgílio, por volta de 814 a.C. Consta que o Rei de Tiro, Mutto, tinha dois filhos: Pigmalião e Elisa que, com a morte do pai, herdam o reino.   Entretanto, Pigmalião, com sua exacerbada ganância, queria governar sozinho e mata Sicharbas, o marido da irmã. Ela, que não desconfiava dos planos do irmão, é alertada em sonhos pelo marido assassinado, pedindo que fuja o quanto antes de Tiro, indicando um local onde estava um tesouro que a ajudaria na empreitada.   Assim, Elisa convida pessoas de confiança para juntarem-se a ela e, pelo mar, foge rumo ao ocidente. Desde aquele dia ficou conhecida como Dido, a Errante.

Quando chegam na costa africana, os nativos permitem que Dido e sua comitiva ocupem as terras, mas o espaço deveria ser o que pudesse ser coberto por uma pele de boi. Sendo do povo fenício, conhecido por sua grande habilidade de negociações, ela corta tiras finas do couro do boi, emenda cada uma delas e delimita uma colina.

  Dessa forma foi fundada a cidade de Kart-Hadasht (nova capital) em fenício.

Claude_Lorrain_008

Claude_Lorrain_008

Nos anos que se seguiram, Karthago se transformou em uma importante cidade. Localizada na região costeira do Mar Mediterrâneo, próxima à capital da atual Tunísia (Túnis), desenvolveu, graças ao povo cartaginense, conhecido por sua habilidade nas relações humanas e comércio, uma enorme prosperidade.

A habilidade com a navegação favoreceu a fundação de vários entrepostos comerciais ao longo do mediterrâneo. Mas os homens governados por Dido nunca atacaram povos gratuitamente ou ocuparam terras de forma indevida.

Dizem que o porto de Karthago possuía uma dinâmica sem igual, recebendo povos de diferentes países, com respeito e alegria. Assim, culturas diversas coexistiam num espaço geográfico de trocas não apenas de mercadorias, mas de saberes e crenças, enriquecendo repertórios das pessoas e promovendo hibridismos inimagináveis e conhecimentos que se formaram a partir de uma somatória de saberes, que foram a marca de uma sociedade que primava pelas boas relações.

Apesar das diversas línguas, Karthago foi uma babel que deu certo, promovendo relações salutares entre os povos que por ali passavam e muitas vezes se fixavam e os antigos residentes.

The Decline of the Carthaginian Empire ... exhibited 1817 by Joseph Mallord William Turner 1775-1851

The Decline of the Carthaginian Empire … exhibited 1817 by Joseph Mallord William Turner 1775-1851

Vejam a seguir as principais atividades que a KARTHAGO EDUCACIONAL preparou para você expandir seu conhecimento e mudar sua visão de vida:

Filosofia Artes do corpo e mente
Gastronomia Literatura
Arte-educação Interdisciplinaridades
Transdisciplinaridades Cotidiano
Meio ambiente Educação

Artes do corpo e mente

  • Danças Circulares (Brasileiras e Estrangeiras)- (Minicurso)
  • Bioexpressão (aula)

Literatura

  • Contadores de histórias (curso)
  • Ludicidade e produção textual  (oficina)
  • Leitura e literatura em sala de aula  (teoria e prática pedagógica)

Gastronomia

  • Gastronomia peregrina (receitas e histórias de alimentos no mundo)  Videoaulas com receitas (curso)

  • Gastronomia e memória (estética e educação dos sentidos) Videoaulas com receitas (curso)

  • Gastronomia, criatividade e cotidiano (receitas do cotidiano, de técnica simples e resultado estético)  Videoaulas com receitas (curso)

Arte-Educação

  • Arte-educação no século XXI  Videoaulas (curso)
  • Travessias Atávicas: abismos, muros e pontes. videoaulas (curso)
  • Projetos de intercâmbio cultural  (curso)
  • Cartografias Existenciais

Meio ambiente

  • Natureza e homem (interconexões)  (aula e exercícios)
  • Ecologia emocional
  • Educação dos sentidos
  • Da mitologia à transgenia. (livro)

Cotidiano

  • Crônicas do cotidiano (acesso gratuito em site  da Universidade do Minho em Portugal)
  • E outros

Interdisciplinaridade

  • Arte e Matemática (curso)
  • Arte, filosofia e meio ambiente  (curso)
  • Arte e Educação para a Paz (curso)
  • A importância da Arte na Educação  (curso)

As informações completas sobre as atividades acima estarão disponíveis em breve no site e points da comunicação da KARTHAGO EDUCACIONAL.


SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!


JIVOCHAT: MUITO MAIS DO QUE UM CHAT DE CONVERSAÇÃO!
ACESSE O SITE E FAÇA UM TESTE GRÁTIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s