(Utilizada imagem do site http://www.cresspr.org.br)
______________________________________________________________
Fonte: http://www.promenino.org.br
o Dia Internacional da Juventude, relato de uma ativista do Ceará aponta desigualdade de gênero como principal desafio dos jovens da região
da Rádio ONU em Nova York
Yara Costa
“Mudar o Nosso Mundo” é o tema do Dia Internacional da Juventude deste ano. Para a ativista cearense de 26 anos, Luizete Vicente, a desigualdade de gênero e violência contra as meninas são os princiais desafios dos jovens na região nordeste do Brasil.
A educadora social trabalha no Instituto de Juventude Contemporânea, uma organização que luta pelos direitos dos jovens.
Jovens Brasileiras
Em entrevista à Radio ONU, de Fortaleza, Luizete Vicente disse que apesar dos avanços, as políticas públicas direcionadas aos jovens no Brasil ainda não são suficientes.
“Precisamos conversar sobre o estatuto da juventude, que nesse momento, está parado e a gente precisa retomar esse debate da aprovação do estatuto da juventude, como um marco para a história da juventude, que como eu, está saindo já. Mas eu saio dessa condição e tenho que dar espaço e a possiblidade para que outros jovens possam continuar nessa luta”, afirmou.
Violência
Para a ativista, um dos grandes problemas que afetam os jovens do Ceará é a violência contra a mulher. Com base em estudo realizado no estado, Luizete destacou que a desigualdade de gênero é uma barreira para as mulheres jovens.
“A desiguladade de gênero ainda é muito forte. Na pesquisa, várias meninas disseram que gostariam de ter nascido homem por conta de trabalho, que é mais fácil. O fato de ter uma liberdade pelo corpo que é totalmete diferente do homem jovem”, disse.
População Jovem
O Dia da Juventude deste ano culmina com o fim do Ano Internacional da Juventude, designado pela Organização das Nações Unidas e o 25º aniversário do primeiro Ano Internacional da Juventude.
De acordo com a ONU, os jovens no mundo representam mais de um quarto da população mundial e quase 90% moram em países em desenvolvimento.
Gostaria de saber até que dia foi prorrogada as inscrições do projeto Fundo Itau exelência social FIES. AQUI EM TERESINA ESTA HORRIVEL A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENIAS E MULHERES. HOJE MESMO MATARAM UMA ACOM 03 TIROS.
Olá Aurenisia, obrigado pelo contato.
Pelas informações no site do Itaú, foram prorrogadas até 30/08/2011.
Nos envie mais informações sobre este problema de violência sexual para que eu possa publicar e denunciar aqui no nosso site.
Abs
Marcelo
Essa matéria só vem reafirmar a necessidade de ações efetivas que viabilizem uma educação/cultura que valorizem a vida, independentemente de sexo, raça, credo, condição social ou qualquer outra coisa que venha colocar seres humanos em posição de subordinação a outros seres humanos.
É tempo de aplicarmos a educação biocentrica para todos
Olá Terezinha,
Obrigado pelo seu contato.
Concordo plenamente com você que são necessárias ações mais firmes e direcionadas para extirpar de vez estas atrocidades que acabam prematuramente com a vida de milhões de pessoas pelo mundo todo.
Um grande abraço
Marcelo