As Cinco Competências Básicas Necessárias


As Cinco Competências Básicas Necessárias

Por Adelaysde Silva

Relações Interpessoais: trabalha com outras pessoas:

Participa como membro de uma equipe: contribui para o esforço do grupo.

Ensina novas habilidades aos outros.

Serve aos clientes e consumidores.

Exerce liderança: comunica idéias para justificar sua posição, persuade e convence os outros, assume desafios e responsabilidades por procedimento e políticas.

Negocia: trabalha com acordos envolvendo intercâmbio de recursos, resolve interesses divergentes.

Trabalha com diversidade: trabalha bem com homens e mulheres de diferentes culturas.

Recursos: Identifica, organiza, planeja e aloca recursos:

Tempo: seleciona atividades relevantes para o objetivo, ordena-as, disponibiliza o tempo e prepara e segue programas.

Dinheiro: usa ou prepara orçamentos, faz previsões anota registros e faz ajustes para adequar com os objetivos.

Material e facilidades: adquire, estoca, disponibiliza e usa materiais ou espaços com eficiência.

Recursos humanos: ensina habilidades e distribui o trabalho adequadamente entre as pessoas, avalia desempenho e proporciona retroação.

Informação: Adquire e utiliza informações:

Adquire e avalia informação.

Organiza e mantém informação.

Interpreta e comunica informação.

Utiliza computadores para processar informações.

Sistemas: Compreendo inter-relações complexas:

Compreende sistemas: conhece como os sistemas social, organizacional e tecnológico trabalha e opera eficazmente.

Monitora e corrige desempenho: distingue tendências, prevê impactos sobre a operação de sistemas, diagnostica desvios no desempenho de sistema e corrige disfunções.

Melhora e desenha sistemas: sugere modificações em sistemas existentes e desenvolve novos sistemas alternativos para melhorar o desempenho.

Tecnologia: Trabalha com a variedade de tecnologias:

Seleciona tecnologia: escolhe procedimentos ferramentas e equipamentos incluindo computadores e tecnologia relacionadas.

Aplica tecnologias à sua tarefa: compreende meta geral e procedimentos apropriados para implantar e operar equipamentos.

Mantém e conserta equipamentos: previne, intensifica e resolve problemas com equipamento incluindo computadores e outras tecnologias.

Fonte: What Requires of Schools, Secretary’s Commission on Achieving Necessary Skills, Washington, DC, U.S. Department of Labor 1991, p.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.