As Cinco Competências Básicas Necessárias


As Cinco Competências Básicas Necessárias

Por Adelaysde Silva

Relações Interpessoais: trabalha com outras pessoas:

Participa como membro de uma equipe: contribui para o esforço do grupo.

Ensina novas habilidades aos outros.

Serve aos clientes e consumidores.

Exerce liderança: comunica idéias para justificar sua posição, persuade e convence os outros, assume desafios e responsabilidades por procedimento e políticas.

Negocia: trabalha com acordos envolvendo intercâmbio de recursos, resolve interesses divergentes.

Trabalha com diversidade: trabalha bem com homens e mulheres de diferentes culturas.

Recursos: Identifica, organiza, planeja e aloca recursos:

Tempo: seleciona atividades relevantes para o objetivo, ordena-as, disponibiliza o tempo e prepara e segue programas.

Dinheiro: usa ou prepara orçamentos, faz previsões anota registros e faz ajustes para adequar com os objetivos.

Material e facilidades: adquire, estoca, disponibiliza e usa materiais ou espaços com eficiência.

Recursos humanos: ensina habilidades e distribui o trabalho adequadamente entre as pessoas, avalia desempenho e proporciona retroação.

Informação: Adquire e utiliza informações:

Adquire e avalia informação.

Organiza e mantém informação.

Interpreta e comunica informação.

Utiliza computadores para processar informações.

Sistemas: Compreendo inter-relações complexas:

Compreende sistemas: conhece como os sistemas social, organizacional e tecnológico trabalha e opera eficazmente.

Monitora e corrige desempenho: distingue tendências, prevê impactos sobre a operação de sistemas, diagnostica desvios no desempenho de sistema e corrige disfunções.

Melhora e desenha sistemas: sugere modificações em sistemas existentes e desenvolve novos sistemas alternativos para melhorar o desempenho.

Tecnologia: Trabalha com a variedade de tecnologias:

Seleciona tecnologia: escolhe procedimentos ferramentas e equipamentos incluindo computadores e tecnologia relacionadas.

Aplica tecnologias à sua tarefa: compreende meta geral e procedimentos apropriados para implantar e operar equipamentos.

Mantém e conserta equipamentos: previne, intensifica e resolve problemas com equipamento incluindo computadores e outras tecnologias.

Fonte: What Requires of Schools, Secretary’s Commission on Achieving Necessary Skills, Washington, DC, U.S. Department of Labor 1991, p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s