Lei do Incentivo ao Esporte


SOFTWARE GERENCIADOR FINANCEIRO PARA ONGs E IGREJAS

Simples, fácil de manusear e navegar, intuitivo, ótimo, eficiente e eficaz!

ACESSO AO SOFTWARE ONGs        ACESSO AO SOFTWARE IGREJAS

Experimente gratuitamente por 14 dias o futuro controle financeiro de sua Organização Social, Projeto Social e Igrejas. Tutoriais e treinamento personalizado!


Também acesse e conheça nossa área de CURSOS e EVENTOS


logos_ministerioesporte

Antes de tudo procure conhecer a legislação pertinente que define as características da Lei de Incentivo ao Esporte. Acesse e conheça!

O próximo passo é conhecer os detalhes para estar preparado e apto para efetuar o cadastramento de seu projeto: Como apresentar Projetos

Muito importante também é saber como executar seus projetos apoiados pela lei:

Execução de Projetos

——————————————————————————–

Boa sorte e sucesso!

Anúncios

65 comentários em “Lei do Incentivo ao Esporte

  1. Precisamos urgentemente de apoio fdinanceiro uma vez que só uma instituição tem nos ajudado. Sou presidente da Associação Batista do Bem Estar Social e possuimos 7 cursos implantados. São eles: hidroginástica, futebol, natação, canto, teclado, pintura em tecido e música. Na área do esporte é que possuimos maior demanda, portanto desejo me inscrever neste projeto governamental.
    Obrigado.

  2. Olá Sr Helder, obrigado pelo seu contato.

    Parabéns pelos seus projetos. São muito importantes para a comunidade.
    Se existe uma demanda forte para ações na área esportiva, então os editais que entrarão em vigor a partir de fevereiro/2011 podem ser uma excelente alternativa para conseguir recursos para a instituição poder atender esta necessidade. Procure seguir as recomendações descritas em nosso site, seguindo à risca os passos recomendados para que vocês possam participar do processo de seleção de projetos por todo o Brasil, iniciando pelo CADASTRO no site http://www.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/orientacoesCadastro.jsp.
    O segundo passo é o preenchimento dos formulários disponibilizados no site da LIE com o anexo dos documentos obrigatórios regulamentados pelo Decreto 6.180 de 03 de agosto de 2007, art. 9º e 10º http://www.esporte.gov.br/arquivos/leiIncentivoEsporte/decretoN618003082007.pdf e a Portaria nº 120 de 03 de julho de 2009, art. 4º e 5º http://www.esporte.gov.br/arquivos/leiIncentivoEsporte/portariaN12003072009.pdf. Sendo necessário:

    * pedido de avaliação do projeto dirigido à Comissão Técnica, com a indicação da
    manifestação desportiva;
    * cópias autenticadas do CNPJ, do estatuto e das respectivas alterações, da ata da assembléia que empossou a atual diretoria, do Cadastro de Pessoa Física – CPF e do documento Registro Geral – RG dos diretores ou responsáveis legais, todas relativas ao proponente;
    * descrição do projeto contendo justificativa, objetivos, cronograma de execução física e financeira, estratégias de ação, metas qualitativas e quantitativas e plano de aplicação dos recursos;
    * orçamento analítico e comprovação de que os preços orçados são compatíveis com os praticados no mercado ou enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Esporte, com a apresentação de 03 orçamentos;
    * comprovação da capacidade técnico-operativa do proponente;
    * comprovação de funcionamento do proponente há, no mínimo, um ano;
    * nos casos de construção ou reforma de imóvel, comprovação de pleno exercício dos poderes inerentes à propriedade do respectivo imóvel ou da posse, conforme dispuser o Ministério do Esporte.

    O terceiro passo é o envio da documentação relativa aos projetos desportivos ou paradesportivos para Ministério do Esporte, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo, Setor de Protocolo, Brasília/Distrito Federal, CEP 70054-906, de segunda a sexta-feira, das 9 às17h. No caso de remessa da documentação por correio, deve-se encaminhá-la ao endereço com AR.

    O acompanhamento do projeto deve ser feito através do site da SLIE.

    Mais informações: http://www.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/default.jsp

    Obrigado e boa sorte. Espero que consiga.

    Caso necessite de ações de nossa equipe, favor nos retornar.

    Att
    Marcelo Rachid de Paula
    Diretor Geral

  3. Olá Diogo, obrigado pelo seu contato.

    Sim, de acordo com o Ministério dos Esportes e Portarias internas, estas datas são válidas todos os anos.
    Boa sorte!

    Abs
    Marcelo

  4. oi ameeeeeeeei o site muito obrigada por todas as informaçoes,mas gostaria de abusar da sua bondade e pedir se possivel for para voce ajudar a entidade a qual faço parte aqui em fortaleza ceara, onde trabalhamos com uma cartela diversa de atividades entre as mesmas escolinha de futebol, musica em todas as suas vertentes como coral canto percussão etc, teatro, dança folclorica e de salão e apoio pedagogico, no momento nossa maior dificuldade são os instrumentos da percussão que até agora são desenvolvidos via alternativas, e o figurino do teatro e da dança o que nos impossibilita de alçar voos mais altos. o nosso publico alvo são crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 12 e 24 anos com problemas com drogas e familiares de egressos do sistema prisional.
    desde já muito obrigada, por se dispor a ajudar não só a nós mas a esse brasil que carece de gente que nem vc.que deus derrame uma chuva de bençãos em sua vida.

  5. Olá Simone, obrigado pelo seu contato e elogios.

    Parabéns pelo projeto!

    Para eu poder ajudá-la preciso saber exatamente qual a sua necessidade: Divulgar mais os projetos e consequentemente melhorar as possibilidades de conseguir parceiros ou conseguir voluntários para a tarefa que menciona em sua mensagem?

    Retorne e esta mensagem e talvez eu possa lhe ajudar com alguma dicas de ações importantes para suas necessidades.

    Um grande abraço
    Marcelo

  6. Bom Dia ! Gostaria de saber se a Possíbilidades , desta lei de incentivo ao Esporte chegar na modalidade de Moutaibike ? Ou seja eu faço moutaibike, e gostaria de saber se á alguma possíbilidade de ter este interesse no Moutainbike. Caso tiver Gostaria muito de poder participar . Eu venho treinando já faz 10 anos e pretendo proceguir nesta oportunidade.
    Nome: João José da Silva F.
    E-mail: nasrotasdeminas@yahoo.com.br
    Contato: (031) 95672515

  7. Modalidade : Bicicleta – Mais conhecido como Moutainbike.
    Ou seja descidas em Morros , Serras , e outros locais de dificil acesso. Mas com muitos treinos nada na vida fica dicil.
    Eu gosto do que eu faço e faço com muito orgulho.

    Gostaria de saber se á alguma possíbilidades de ter está modalidade do moutainbike , na cidade de Betim.

  8. Olá João José, obrigado pelo seu contato.

    Desde que atendam ao prescrito na lei, todo projeto voltado ao esporte pode ser beneficiado com o aval do Ministério dos Esportes, o que vai facilitar a busca e com melhores possibilidades de conseguir patrocínio através de pessoas ou empresas que acreditarem em seu projeto. A grande vantagem de tentar conseguir os recursos através da Lei, pois as empresas receberão o Incentivo Fiscal caso façam a doação.

    Leia atentamento a lei, decretos e portarias correlacionadas para entender como se cadastrar no programa.

    Desejo boa sorte!

    Abs

  9. Olá João José, obrigado pelo seu contato.

    Desde que atendam ao prescrito na lei, todo projeto voltado ao esporte pode ser beneficiado com o aval do Ministério dos Esportes, o que vai facilitar a busca e com melhores possibilidades de conseguir patrocínio através de pessoas ou empresas que acreditarem em seu projeto. A grande vantagem de tentar conseguir os recursos através da Lei, pois as empresas receberão o Incentivo Fiscal caso façam a doação.

    Leia atentamento a lei, decretos e portarias correlacionadas para entender como se cadastrar no programa.

    Desejo boa sorte!

  10. gostaria de saber se existe a possibilidade de conseguir incentivo para a modalidade kung fu wushu e como conseguir assessoria pra fazer o projeto

  11. Olá Sandro, grato pelo seu contato.

    Sim, é possível conseguir recursos para projetos desta natureza, pois enquadram-se na modalidade esportiva, apesar de ser uma luta marcial e consequentemente os incentivos fiscais que leis federal, estadual e municipal permitem.
    Quanto à conseguir assessoria, nós realizamos e empreendemos em projetos e dependendo do que deseja podemos trabalhar juntos para procurar atingir os seus objetivos.

    Abs
    Marcelo

  12. Sou do Rio de Janeiro, me chamo Manoel Honorio, solicito ajuda para escrever um projeto na lei de Incentivo ao Esporte.

    Quem puder me ajudar agradeço desde já.

    contatos: manoelhonorio@ymail.com
    21- 7630-9429

  13. Olá Sr Manoel, agradecemos o seu contato.

    Antes de começar a escrever um projeto, é importante você verificar quais são as leis, decretos, portarias, comunicações a nível ferderal, do seu estado e município para saber como se integrar a elas e tirar o melhor proveito e benefícios para seu projeto, senão corre o risco de desenvolver um e ter que fazer correções no futuro, o que demanda retrabalho.
    Para escrever um projeto é necessário seguir algumas regras específicas em sua montagem, pois, caso não se preocupe com isso, pode deixar informações importantes de lado.
    Escrever um projeto leva algum tempo e o custo acaba sendo muito alto, porém, para colaborar, envio a seguir um roteiro que pode utilizar para desenvolver a ideia e conteúdo do projeto, devendo no futuro adaptar às suas necessidades de acordo com a legislação e características:

    Elaboração de Projetos

    Instituição: Esta á a hora que você deve apresentar a instituição e não a si mesmo. Sua Missão, história, históricos, projetos e fatores de sucesso anteriores. Procure não exceder a uma página.

    Justificativa: A justificativa informa o porque do projeto, as razões, os motivos, a importância do que se quer fazer e ressalta as qualidades e vantagens para conquistar o parceiro (Max. 03 folhas).

    Objetivo Geral: Descreve tudo aquilo que se pretende atingir e contribuir de uma forma geral e que não é tratado individualmente para ser alcançado. Ligado diretamente à Missão.

    Objetivo Específico: É tudo aquilo que se pretende alcançar ao final do projeto. Não se esqueça de quantificar.

    Etapas: São as atividades afins e representa cada uma das partes necessárias ao desenvolvimento do objetivo específico e que envolvam atividades (Etapas de infra-estrutura, técnica, administrativo, etc.)

    Atividades: É a listagem de tudo o que será feito para se atingir as etapas.

    Indicadores: Sua função é provar que se fez, o que se propôs a fazer. Vai comprovar que em um determinado período, foram atingidas as etapas e e objetivos específicos comprometidos com parceiros.

    Fatores de Risco e Mitigantes: Prevenir é mais barato que remediar. Pouco ou muito crítico (se acontecer), pouco ou muito provável (de acontecer). A mitigação é feita antes para prevenir o risco.

    Metodologia: Caminho para se chegar a um fim. Explicação de como serão realizadas todas as atividades descritas na estrutura do projeto.

    Cronograma: Demonstra todas as etapas e atividades do projeto e seu tempo de duração.

    Orçamento: Descreve os recursos financeiros necessários à cada atividade prevista e quanto deverá ter mensalmente para implementar.

    Anexos: Relação de equipamentos e materiais a serem adquiridos, perfil da equipe a ser contratada, plantas, figuras, fotos, memórias de cálculo, etc.

    Esperamos que o ajude na composição do projeto.

    Abraços

  14. Boa tarde,

    Para enviar um projeto com solicitação de patrocínio para 2013, preciso mandar em 2012? É isso?

    Obrigada!

  15. Olá Karina, obrigado pelo seu contato.

    Exatamente! Todos os projetos recebidos até outubro de 2012, estarão sendo avaliados e caso aprovados, estarão sendo indicados para receber os recursos em 2013.

    Abs
    Marcelo

  16. bom dia eu me chamo Andreza tenho duas filhas que são gemias elas são da equipe do remo mais porem elas não tenho patrocinador elas tenho 100 medalhas com apenas 10 anos como eu faço pra conseguir patrocinador pra elas .

  17. Olá Andreza, grato pelo seu contato.

    A busca pelos patrocínios podem ser feitas de diversas maneiras, porém, todos elas dependem de planejamento, apoio de pessoas e o interesse das comunidades que estão ao redor.
    É possível conseguir apoio através de campanha de captação independente, utilizando-se alguém preparado para esta tarefa, que faria todo o planejamento da captação até a sua finalização;
    Fazer uma campanha de divulgação do rendimento delas para a comunidade, sendo este formato muito interessante, pois atrai, muitas vezes, empresários ou pessoas dispostas a colaborar.
    Temos também a busca feita através de editais do governo e de empresas da iniciativa privada, podendo se inscrever para conseguir os recursos necessários. Nesta modalidade é importante estar aliado a alguma instituição para dar mais credibilidade.
    Um outro formato envolve a busca de organizações específicas, como as fundações (nacionais e internacionais), que apoiam estes tipos de projetos. Neste tipo, também é importante estar vinculada a uma organização.
    Finalmente, aproveitando a lei de incentivo ao esporte, elaborar um projeto de desenvolvimento esportivo que envolva as atuações de suas filhas e até outras pessoas, inscrevê-lo nas esferas federais para obtenção do aval de incentivo fiscal para pessoas e empresas que apoiem o esporte. Isso facilitaria a busca de apoio e patrocínio.
    Crie um planejamento efetivo de carreira esportiva para elas, pois isso vai ajudar na busca de apoiadores. É importante ter uma base forte e um histórico positivo de resultados e trabalho.

    Enfim, antes de iniciar, busque ajuda de alguém especializado nesta área na sua cidade. Ele vai saber qual a melhor maneira de gerenciar todo este processo.

    Grande abraço e boa sorte.

    Marcelo

  18. ola boa tarde. me chamo André júnior.
    sou militar em santarém PA. no quartel em que trabalho temos o PEV ( projeto escola da vida) o qual trabalha com crianças e risco da periferia e bairros vizinhos ao quartel. são mais de 60 crianças em dois turnos, são repassados vários conhecimentos a essas crianças como aulas de musicas, conhecimentos sobre atividades bombeiro militar( teórica e pratica) bem como a pratica esportiva. que para a qual possuímos também profissionais da areá, temos uma quadra em péssimas condições e uma campo de futebol. gostaria de saber se a lei de incentivo pode chegar a nos para uma revitalização desses espaços , para que possamos proporcionar a essas crianças a pratica esportiva de forma satisfatória,? pois estive pesquisando e não vi nada contemplando uma situação como essa, talvez por ser militar mais aguardo sua resposta e ideias possíveis.. aguardo seu contato ate via Email pode ser:

  19. Bom dia Sr André, grato pelo seu contato.

    A possibilidade de conseguir recursos e também o incentivo fiscal para o doador/patrocinador é real e aberta a todos.
    Somente tem de seguir algumas regras específicas para ter acesso a esta facilidade, os quais relato à seguir:

    1) O seu projeto tem de estar vinculado a uma organização sem fins lucrativos ou econômicos;
    2) O projeto tem de ser de natureza esportiva comprovado em estatuto;
    3) A organização deve estar em funcionamento, no mínimo por 01 ano;
    4) Empresa doadora/patrocinadora tem de estar enquadrada com base no lucro real, podendo deduzir até 1% do IR devido;
    5) Pessoa física pode deduzir até 6% do IR devido;
    6) Para que doadores pessoas física ou jurídica possam ter o incentivo fiscal, seu projeto tem de estar cadastrado no Ministério do Esporte.

    Vou enviar a você, via e-mail, uma cartilha com informações relacionadas a este incentivo e regras de doação.

    Grande abraço

  20. Ola, sou janderney e também gostaria de receber esta cartilha, pois trabalho com escolinha de futebol com crianças de 5 a 14 anos. Temos muita dificuldade de conseguir apoio, acredito que com as dicas contidas nesta cartilha vamos ter mais exito.

  21. Olá Janderney, agradecemos o seu contato.

    Sobre qual cartilha você menciona?
    Para saber os passos para participar dos editais:

    O primeiro passo para a apresentação dos projetos é o cadastramento.

    Acesse aqui a página de cadastramento. – http://www.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/orientacoesCadastro.jsp

    O segundo passo é o preenchimento dos formulários disponibilizados no site da LIE com o anexo dos documentos obrigatórios regulamentados pelo Decreto 6.180 de 03 de agosto de 2007, art. 9º e 10º http://www.esporte.gov.br/arquivos/leiIncentivoEsporte/decretoN618003082007.pdf e a Portaria nº 120 de 03 de julho de 2009, art. 4º e 5º http://www.esporte.gov.br/arquivos/leiIncentivoEsporte/portariaN12003072009.pdf, sendo:

    – pedido de avaliação do projeto dirigido à Comissão Técnica, com a indicação da manifestação desportiva;
    – cópias autenticadas do CNPJ, do estatuto e das respectivas alterações, da ata da assembléia que empossou a atual diretoria, do Cadastro de Pessoa Física – CPF e do documento Registro Geral – RG dos diretores ou responsáveis legais, todas relativas ao proponente;
    – descrição do projeto contendo justificativa, objetivos, cronograma de execução física e financeira, estratégias de ação, metas qualitativas e quantitativas e plano de aplicação dos recursos;
    – orçamento analítico e comprovação de que os preços orçados são compatíveis com os praticados no mercado ou enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Esporte, com a apresentação de 03 orçamentos;
    – comprovação da capacidade técnico-operativa do proponente;
    – comprovação de funcionamento do proponente há, no mínimo, um ano;
    – nos casos de construção ou reforma de imóvel, comprovação de pleno exercício dos poderes inerentes à propriedade do respectivo imóvel ou da posse, conforme dispuser o Ministério do Esporte.

    O terceiro passo é o envio da documentação relativa aos projetos desportivos ou paradesportivos para Ministério do Esporte, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo, Setor de Protocolo, Brasília/Distrito Federal, CEP 70054-906, de segunda a sexta-feira, das 9 às17h. No caso de remessa da documentação por correio, deve-se encaminhá-la ao endereço com AR.

    O acompanhamento do projeto deve ser feito através do site da SLIE.

    Mais informações: http://www.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/default.jsp

  22. não estou conseguindo entrar no site da lei do incentivo fiscal ao esporte,eu tenho um time de futebol amador todo registrado em cartorio e com o estatuto todo em dia e quero montar uma escolinha de futebol totalmente gratuita para a criançada,e estou precisando de ajuda,mais nem o primeiro passo estou conseguindo dar,que é entrar no site rsrs..

  23. Olá William, agradecemos o seu contato.

    Realmente o site não está entrando pelo link que eu passei. Eles devem estar fazendo alguma manutenção.
    Sugiro entrar no site do Ministério do Esporte (http://www.esporte.gov.br/) e acessar por lá as informações que necessita para desenvolver seu projeto e planejamento.

    Qualquer dificuldade favor me retornar.

    Abs
    Marcelo

    Qualquer

  24. Olá gostaria de saber se ja saiu o aprovação dos projetos protocolados ano 2013 passado que são valídos para esse ano 2014 certo ? E gostaria de saber se o resultado com os projetos aprovados é tornado público ou seja se tem algum link que eu possa ver
    Obrigada

  25. Olá Caren, agradecemos o seu contato.

    Nós não temos vínculo com o Ministério do Esporte onde tramitam os processo de aprovação de projetos esportivos, apenas replicamos informações de interesse das comunidades em geral. Quanto á sua pergunta, sugiro entrar no site do Ministério do Esporte e faça uma pesquisa: http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/secretaria-executiva/lei-de-incentivo-ao-esporte/projetos-aprovados-aptos-a-captacao. Nesta área vc observará um formulário que vc deve preencher, mesmo que parcialmente, e o sistema irá mostrar todos os projetos aprovados no período que marcou.

    Uma 2ª opção é enviar um email para eles perguntando sobre sua necessidade: incentivo@esporte.gov.br

    É possível que em uma das 2 opções você conseguirá a informação.

    Abs

  26. Gostaria de tirar algumas dúvidas:

    Primeiro – Eu trabalho em um clube onde os associados “pagam” mensalidade para usar o clube. Temos mais de 12 modalidades esportivas, porém, com o clube cobrando mensalidade, podemos receber algum benefício das leis de incentivo ao esporte?

    Segundo – Caso eu como pessoa física, iniciasse um projeto, onde eu abriria uma empresa, alugaria um local, e ali eu iniciasse atividades esportivas SEM COBRANÇA de mensalidade, eu poderia ser beneficiado pelo projeto?

    E se eu COBRASSE mensalidade no meu barracão? Ainda assim eu poderia receber incentivos fiscais referentes ao esporte?

  27. Olá Napoleão, agradecemos o seu contato.

    Todas as leis de incentivo do país tem as suas regras específicas determinadas em leis.
    Não conheço profundamente a lei de incentivo ao esporte, mas baseado em outras leis de incentivo do país, mesmo que faça a cobrança de alguns valores, é necessário que haja a gratuidade em uma boa parte do projeto, principalmente se ele for destinado à população de baixa renda. Normalmente, nestes casos, é preciso deixar bem claro no envio das informações para o Ministério dos Esportes, como será feita cada etapa e suas respectivas ações, inclusive a cobrança. Eu particularmente quando empreendo na busca de recursos em leis de incentivo, sempre deixo claro que o ideal é ter tudo gratuito, com as despesas sendo bancadas pelos patrocinadores e apoiadores. Desta forma você agiliza a análise dos processos e tem a chance de conseguir a chancela ou conseguir patrocínio do governo através de editais.

    Quanto a obter benefícios devido a projetos em nome de pessoa física, a lei permite cobertura em algumas atividades dentro do projeto, sendo a remuneração dos responsáveis uma possibilidade, desde que você deixe bem clara esta situação antes e depois na prestação de contas.

    Cobrar mensalidades pelo barracão pode ser possível sim, desde que deixe bem claro quando enviar as informações sobre o projeto, no item despesas fixas.

    Caso tenha ficado alguma dúvida favor nos retornar.

    Abs e boa sorte!
    Marcelo

  28. bom dia eu me chamo Cleyton Gomes sou Faixa Preta de Karatê , eu sou o mais velho de quatro irmãos lutadores, venho através deste email pedir que o senhores olhem estes atletas Henrique Gomes, Leandro Gomes e Romário Gomes

    irei explanar alguns títulos dele

    Henrique Gomes: Campeão Mundial Profissional de jiu-jitsu 2014 Absoluto Faixa Preta

    Romário Gomes: Campeão Mundial Profissional de jiu-jitsu 2014 Absoluto e Categoria Faixa Marrom

    Leandro Gomes: 3 Lugar na Seletiva do Mundial Profissional de ABU-DHABI 2012/ 2014

    E os três tem vários títulos de campeonato Pernambucano

    Entre outros títulos como brasileiro, pan-americanos e estaduais se os senhores quiserem eu mando o currículo dos Atletas. Com todo o histórico de vitorias e títulos.

    Uma outra informação, os três estão convocados para representar o Brasil no campeonato mundial 2015 que será na Califórnia, mais eles tem o potencial de trazer este titulo mundial novamente, mais não temos patrocínio, todas as competições que vamos temos que fazer rifas, e temos a ajuda de amigos, e pedimos a sua ajuda. muito obrigado.
    cleygt@hotmail.com

  29. Olá Sr Cleyton, agradecemos o seu contato.

    Infelizmente não temos a política de patrocínio para quaisquer projetos, apenas replicamos informações de interesse público em nosso site.
    Vejo que a melhor solução para você é conseguir apoios e indicações será através da Confederação Brasileira desta modalidade que permitam conseguir os apoios e patrocínios para os atletas. Falo isso porque se os atletas irão defender o Brasil em competições em outros países, entendo que a responsabilidade para suprir as necessidades é da confederação. Um outro caminho é trabalhar mais forte a imagem deles perante o público em geral, para desta forma atrair a atenção de pessoas e empresas da iniciativa privada e poderão fazer isso elaborando um projeto sobre eles e seus resultados, uma apresentação profissional que mostre a evolução e sucessos em suas carreiras e divulgar em redes sociais, internet, mailmkt, etc. Uma terceira opção seria criar um projeto para captação de recursos via plataforma CROWDFUNDING, as quais existem muitas aqui no Brasil e algumas muito boas.

    Espero que consigam! Estamos à disposição!

    Abraços!
    Marcelo

  30. olá! gostaria de saber como cadastrar um projeto para aquisição de verbas para construção de quadra esportiva para uma ONG de educação de ensino fundamental.

  31. Olá Carla, agradecemos o seu contato.

    Antes de tentar responder à sua pergunta gostaria de saber algumas coisas:

    – A Ong é uma Associação Normal ou Oscip?
    – Há quanto tempo ela existe?
    – No estatuto da ONG estão previstas atividades esportivas?
    – Vocês já possuem convênios com o poder público ou privado?
    – Quais são as principais fontes de recursos da organização atualmente?

    As perguntas tem uma razão de ser e dependendo das respostas é possível estabelecer um diagnóstico parcial do programa de sustentabilidade da organização, onde poderemos dar algumas dicas para isso.

    Abraços e um ótimo 2015 a todos!
    Marcelo

  32. Boa tarde marcelo.

    Estou cono tesoureiro em um time amador em Tres lagoas/ms. Queria conseguir patrocinio mas oferecendo ao patrocindor incentivo. Como faço?

  33. Olá Flavio, obrigado pelo seu contato.

    Quanto a sua pergunta, existem algumas formas de buscar patrocínio oferecendo incentivo.
    Hoje em dia, dependendo do estatuto do Clube, existem leis que permitem ao doador abater uma porcentagem no imposto de renda. Não sei se em sua cidade ou estado possuem alguma lei específica, mas sugiro você pesquisar no site do Ministério dos Esportes, como pode fazer o cadastro do seu projeto e, em caso de conseguir a chancela do governo, podem iniciar campanha de captação de recursos, oferecendo os incentivos fiscais que a lei determina, facilitando a sua busca. Entre lá e pesquise como deve fazer o cadastramento.

    Em matéria de captação de recursos, sugiro também utilizar a plataforma CROWDFUNDING para tentar levantar recursos para vocês. Para conhecerem melhor, entre e acesse um dos melhores sites nesta área http://www.kickante.com.br, sendo hoje em dia uma das melhores formas de captar recursos materiais e financeiros.

    Qualquer dúvida nos retorne.

    Abraços
    Marcelo

  34. Ola, gostaria de saber se projetos socias com dança podem ser beneficiados com as leis de incentivo atraves do esporte.

  35. Olá Cristiane, agradecemos o seu contato

    Projetos que envolvem dança podem ser considerados como estilo cultural, portanto, em condições de serem cadastrados no programa de incentivo do governo federal (Lei Rouanet) ou alguma lei de seu estado ou município.

    Conheça todas as possibilidades em http://www.cultura.gov.br/

    Qualquer dúvida nos retorne.

    Abraços
    Marcelo

  36. Ola amigo, estou em dúvida a respeito do enquadramento do proponente.
    o meu CNPJ pode ser MEI(microempreendedor individual)?

  37. Ola amigo, estou em dúvida a respeito do enquadramento do proponente.
    o meu CNPJ pode ser MEI(microempreendedor individual)?

  38. Olá Sr Eder, agradecemos o seu contato.

    Não tenho plena certeza disso, mas creio que, se a exigência pede um nº CNPJ, mesmo que você seja um Micro Empreendedor Individual deve ser aceita na questão enquadramento de proponente.
    Para tirar dúvidas o Sr deve entrar em contato com o Ministério do Esporte para sanar esta dúvida.
    Outra opção é pesquisar na internet as leis, decretos, portarias relacionadas a esta lei, e poderá tirar todas as dúvidas.

    Um grande abraço
    Marcelo R Paula

  39. Obrigado por responder. Entrei em contato hoje e informaram que não posso.

  40. Olá Eder,

    Esse pessoal sempre tem exigências e se não atende esta parte eles nem aceitam o registro de projetos.

    Mas não desista, pesquise outras formas de conseguir os recursos que necessita, como por exemplo, criar uma campanha em plataforma de CROWDFUNDING, que vem sendo uma boa opção para levantar fundos. Pesquise sobre o assunto, pode ser interessante para você!

    Abraços

  41. Sou Atleta amador federeda de triatlo e gostaria de saber se existe alguma forma de captar recursos para compra de equipamentos e participações em competições nacionais?

  42. Olá André, agradecemos o seu contato.

    Para o que deseja sugerimos criar um projeto e cadastrá-lo em uma plataforma de CROWDFUNDING, que vem sendo uma maneira eficiente de captar recursos para valores não muito grandes.

    Para isso acesse algumas delas, consideradas as melhores no Brasil, e conheça a melhor forma de você criar o seu projeto:

    1) Catarse – http://www.catarse.me

    2) Impulso – http://www.impulso.org.br

    3) Kickante – http://www.kickante.com.br

    4) Benfeitoria – http://www.benfeitoria.com.br

    5) Startando – http://www.startando.com.br

    6) Garupa – http://garupa.juntos.com.vc

    7) Ideame – http://idea.me

    8) Juntos – http://www.juntos.com.vc

    9) Salve Esporte – http://www.salvesport.com

    10) Sibite – http://www.sibite.com.br

    Das mencionadas acima, a Kickante e Catarse são consideradas com mais recursos e possibilidades.

    Abraços
    Marcelo R Paula

  43. Olá, meu nome é Diego e vou cadastrar meu clube para pleitear recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
    Ainda tenho algumas dúvidas a tirar para melhor preencher os formulários e não perder tempo tendo que corrigir depois.
    É possível fazer uma análise antes de eu enviar?
    (se possível responder por e-mail)
    Obrigado,

    Diego

  44. Olá Diego, obrigado pelo seu contato.

    Antes de vermos sobre suas necessidades, pergunto que tipo de análise que pede para fazermos?
    Se for análise de projeto, não fazemos isso de forma gratuita, pois demanda tempo e análise de resultados e possibilidades.

    O que fazemos habitualmente de forma a ajudar as pessoas é dar informações e algumas dicas que as ajudem estar direcionadas para elas concluírem as tarefas que necessitam.

    Aguardamos seu retorno para a sequência.

    Um grande abraço!
    Marcelo Rachid de Paula

  45. Entendi, minha dúvida no momento é quanto ao Estatuto.
    Quais são os itens analisados pelo Min Esporte no Estatuto?
    Pergunto para saber se deve conter alguma informação imprescindível ou se pode conter algo que inviabilize o a proposição.

    É possível saber quanto custa a análise do projeto feito pelos senhores?

    Obrigado

  46. Entendi, e quanto custa essa análise feita por vocês?
    Minha dúvida é quanto ao Estatuto. Existe algum item obrigatório ou alguma coisa que possa inviabilizar a proposta?
    Obrigado

  47. Olá! Muito oportuno este espaço para informações do terceiro setor. Bem, estou iniciando uma trabalho para coordenar uma ONG, sou Graduado em E. Física, tenho 3 especializações na área cursos da CBF e outros! Já trabalhei em vários clubes com categorias de base. O Projeto é de futebol, porém, contara com atividades culturais como, língua estrangeira, musicalização e informática. O Projeto atenderá cerca de 500 alunos dos 08 aos 15 anos. Como posso buscar recursos além de doações de empresas, tendo em vista que estes valores pouco cobrem os gastos.

  48. Olá Jorge, bom dia!
    Primeiramente parabéns pelos projetos.
    Quanto a captação de recursos, lendo as informações que enviou, sem conhecer seu projeto, vejo algumas possibilidades de captação:
    – Cadastro na lei de incentivo ao esporte;
    – Como o projeto tem aspectos culturais também, cadastrar nas leis do PROAC (SP) e ROUANET (Federal), dando ênfase para este aspecto obviamente e desta forma poder oferecer incentivos aos interessados;
    – Editais;
    – Parcerias com empresas e/ou organizações sociais;
    – Fundações nacionais e internacionais;
    – Apresentação formal em empresas;
    – Plataforma CROWDFUNDING.

    Estas podem ser consideradas as principais. Precisa focar em 1 ou 2 formatos, planejar e seguir na busca até o sucesso da captação.

    Espero que o ajude! Caso necessite apoio volte a falar comigo.

    Um grande abraço e sucesso sempre!
    Marcelo R Paula

  49. OLA BOA TARDE TENHO TIME DE FUTEBOL AMADOR E JUVENIL NUMA COMUNIDADE EM CAMPINAS SP SERA QUE CONSIGO APOIO FINANCEIRO PARA MATÉRIAS ESPORTIVOS COMO UNIFORME INSCRIÇÃO EM CAMPEONATOS DE CAMPINAS SP

  50. Olá Fernando, tudo bem?
    Obrigado pelo seu contato.

    Sobre sua pergunta, se tiver o seu projeto escrito e definido podem surgir algumas oportunidades de captação de recursos.
    Existem algumas possibilidades como:
    -Cadastro na lei de incentivo ao esporte;
    -Editais nacionais e internacionais;
    -Empresas que apoiam projetos esportivos;
    -Convênios com o poder público;
    -Fundações nacionais e internacionais;
    -Plataforma Crowdfunding.

    Para todas essas opções é importante ter um projeto definido, escrito e planejado em todas as etapas.
    Se não tiver um CNPJ, faça parceria com alguma organização para melhorar as oportunidades de conseguir os recursos.

    Se resolver fazer cadastro em leis de incentivo, isso pode ser feito como pessoa física.

    Enfim, possibilidades existem, somente precisa estar bem preparado para realizar as campanhas.

    Grande abraço!
    Marcelo

  51. Precisamos urgentemente do seu apoio para darmos continuidade aos trabalhos que venho realizando desde 2009 com crianças e adolescentes na ÁREA de esporte e artesanatos com materiais reciclados pelo” projeto um sonho de criança”. Estou presidente de uma associação no conjunto habitacional a onde se encontra muitas crianças em risco de vunerabilidade social muitas nem tem o que come, são família de baixa renda. Temos cerca de 100 crianças e adolescentes.

  52. Olá José Ivanildo, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo projeto.
    Quanto a captação de recursos, lendo as informações que enviou, sem conhecer seu projeto, vejo algumas possibilidades de captação:
    – Cadastro na lei de incentivo ao esporte;
    – Editais;
    – Parcerias com empresas e/ou organizações sociais;
    – Fundações nacionais e internacionais;
    – Apresentação formal em empresas;
    – Plataforma CROWDFUNDING.

    Estas podem ser consideradas as principais. Precisa focar em 1 ou 2 formatos, planejar e seguir na busca até o sucesso da captação.
    Para tornar isso realidade, é importante que alguns ingredientes também estejam preparados, como: Projeto escrito e definido no papel, resumo executivo, Apresentação do projeto e histórico de ações já realizadas. Estas informações, aliadas a ações de cadastro e pesquisas, darão a condição de estar mais preparado para esta busca. Caso não tenha CNPJ agregado ao projeto, sugiro fazer uma parceria com alguma instituição, pois existem muitos apoiadores que ajudam nestas condições. Enfim, estas são algumas possibilidades.

    Espero que o ajude! Qualquer coisa pode me retornar.

    Um grande abraço e sucesso sempre!

  53. Sou professor de karatê aqui em minha cidade,minhas aulas são ministradas gratuitamente, para crianças de baixa renda e de renda nenhuma,mais esbarramos na falta de material, estou pedindo encarecidamente apoio para continuar com esse trabalho q é totalmente de cunho social,por favor alguém apoem nossas crianças

  54. Olá bom dia!

    Aqui em minha cidade várias equipes foram formadas afim de representar a cidade em eventos esportivos regionais, porém sem apoio e incentivo algum da secretaria de esportes ou empresas muito menos da prefeitura, além disso, formamos escolas de diversas modalidades para formação de novos atletas, há algum projeto , ONG ou lei que nos daria algum suporte? Grato!

  55. Olá Raimundo, grato pelos seu contato.

    Primeiramente parabéns pelo projeto.

    Sobre os recursos, você já pensou em se preparar e capacitar para planejar e realizar campanhas de captação?

    Para ter uma ideia dos passos para a criação e planejamento da captação de recursos, ver a seguir uma relação de ações necessárias:

    Na verdade são vários passos para planejar e realizar campanhas de captação de recursos. Enviamos a seguir um resumo de passos importantes para esta atividade:

    Para fazer a captação dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários para o seu projeto, é necessário seguir alguns passos importantes. Veja abaixo algumas dicas para a captação de recursos.
    A busca por recursos é uma das tarefas mais árduas, porém, compensadoras quando conseguimos atingir nossos objetivos. Para realizá-la é necessário conhecer um pouco desta atividade, ter boas noções de organização, liderança e boa comunicação como requisitos mínimos para iniciar o trabalho de planejamento e posteriormente sua execução prática.

    Veja a seguir algumas delas:

    Estar preparado para receber os recursos talvez seja o maior desafio das instituições e projetos. Existem muitas opções de mobilização e captação, contudo, é necessário que esteja com todas as questões legais em dia, um projeto bem elaborado, um grupo de trabalho focado no trabalho e o profundo desejo de transformar o meio onde se vive.
    Vocês já possuem uma sede? Estão legalizados em seu município? Qual é a missão do projeto? O estatuto está elaborado? Vocês fazem prestação de contas? Vocês possuem pessoas capacitadas para as tarefas?
    Essas e muitas outras perguntas serão feitas por empresários, poder público e comunidade antes de ajudar o projeto.
    Estando com tudo isso em ordem, inicia-se o trabalho de planejar a captação de recursos, seja ele material, humano ou financeiro.
    A Captação de Recursos, como todas as atividades humanas, necessitam de uma preparação e planejamento adequados com certa antecedência à ação, para que possam ter uma chance maior de sucesso. Costumo sempre dizer aos meus alunos que para realizar uma boa campanha de Captação de Recursos, sejam eles quais forem, é preciso conhecer bem o seu entorno, pois na maioria das vezes, todas as soluções estão dentro da própria comunidade que estão inseridos, seja na forma solidária das pessoas comuns da sociedade, que doam um pequeno valor mensal, como para empresários e poder público que dispõem de valores maiores para as causas sociais, saúde, esportes, meio ambiente, etc.
    Veja algumas dicas:

    1) Antes de tudo procure identificar exatamente o que deseja captar (recursos humanos, materiais ou financeiros).
    2) Faça uma lista por ordem de importância e necessidade. Converse com todos as pessoas envolvidas no projeto para não deixar nada de fora, desde o mais graduado até o mais humilde colaborador…todos são importantes para determinar as necessidades do projeto.
    4) Faça um levantamento das empresas de sua cidade e identifique a área de atuação de cada uma delas.
    5) Selecione aquelas com maiores possibilidades de ajudá-los no seu projeto.
    6) Procure descobrir o maior nº de detalhes sobre eles antes do contato.
    7) Você tem de estar com o projeto escrito para deixar com o possível investidor se assim for solicitado.
    8) Prepare também um Resumo Executivo, pois ele servirá para os primeiros contatos, quando a maioria solicita o envio via e-mail ou correios.
    8) Prepare uma apresentação do projeto.
    9) Marque encontros para apresentar o projeto ao empresário.
    10) Procure definir cotas de patrocínio de acordo com orçamento pré-definido. Quando você define cotas, facilita-se o apoio e a chegada de diversos doadores.
    11) Trabalhe a ideia de formação de um pool de mantenedores para custear, pelo menos, as despesas principais da instituição.
    12) Mostre a eles como eles são importantes para o projeto e que serão parceiros em todas as atividades da organização e que estarão sendo divulgados em todas as formas de mídia.
    13) Consiga apoio da comunidade para trabalhar na captação de recursos menores.
    14) Em relação às pequenas empresas, sugere-se conseguir apoio de algum bem material ou até mesmo um espaço que esteja necessitando.
    15) Em relação ao governo local, estabeleça uma negociação pautada na ética e edificação da causa, mostrando a importância para a comunidade.
    16) Procure se reunir periodicamente para ver o andamento da captação diretamente com todos os envolvidos.
    17) Procure formar parcerias. Elas fortalecem o projeto e a instituição.
    18) Procure conhecer à fundo todas as premissas que envolvem as leis, decretos, portarias, publicações, etc., pois o empresário tem de saber quais serão as vantagens que terão apoiando seu projeto.
    Existem outras formas de captação, como o CROWDFUNDING, que atualmente trata-se de um formato interessante para conseguir os recursos. Leia sobre o assunto e implante aí na sua região.

    Aguardo seu retorno.

    Att,
    Marcelo

  56. Olá Rodrigo, agradecemos o seu contato.
    Parabéns pelo projeto.

    Sobre a possibilidade de captação de recursos, posso sugerir 2 linhas de ação:

    1) Fazer um cursos e se capacitar para preparar, planejar e implantar uma campanha de captação de recursos.
    2) Ou que preparemos estes passos para vocês.

    Caso não opte por um dos dois, posso enviar um resumo básico de passos necessários para as tarefas acima.

    Att.
    Marcelo R Paula

  57. Precisamos urgentemente de apoio financeiro uma vez que não temos nenhuma instituição para nos ajudar. Sou o presidente do CLUBE ATLÉTICO POTIGUAR somos uma sociedade civil e jurídica desde 1918 sem nenhum cunho político, fazemos o Social através do futebol amador e profissional dentro do estado do Rio Grande do Norte sem nenhum apoio financeiro por isso que desejo me inscrever neste projeto governamental.

    Obrigado!!

    CLUBE ATLÉTICO POTIGUAR
    Francisco C. Matos de Paiva
    Presidente

  58. Olá Francisco,
    Esclarecemos que não temos vínculos com empresas ou governo, apenas replicamos informações que possam ajudar as pessoas.

    Quanto à captação de recursos, vocês não tem em sua região ou estado alguém especializado em captação de recursos desportivos?
    Pesquise e verá que podem haver profissionais na sua região podem realizar consultoria para ajudá-lo a captar.
    Até realizamos este tipo de trabalho, mas estamos localizados no estado de SP e haverá um custo para a realização da campanha.

    Se tiver alguma dificuldade na pesquisa pode me retornar, talvez eu possa ajudá-los a encontrar alguém por aí.

    Abraços e um ótimo final de ano.

    Marcelo R Paula

  59. Olá.

    Participo de um time de futebol de várzea, e temos muita dificuldade financeiras. Não temos CNPJ. Consigo me inscrever para utilizar a Lei de incentivo?

    Obrigado!
    Amauri R. dos Santos

  60. Olá Amauri,
    Grato pelo seu contato.

    Sim, você consegue se inscrever como pessoa física, porém terá de atender uma série de exigências.

    Creio que o ideal será você fazer uma parceria com alguma ONG ou empresa que queira investir no esporte, melhorando as possibilidades de obter a chancela do Ministério dos Esportes, para depois partir para a busca de patrocínio.

    Antes de tudo procure conhecer a legislação pertinente que define as características da Lei de Incentivo ao Esporte. Acesse e conheça!

    O próximo passo é conhecer os detalhes para estar preparado e apto para efetuar o cadastramento de seu projeto: Como apresentar Projetos

    Muito importante também é saber como executar seus projetos apoiados pela lei:

    Execução de Projetos
    ——————————————————————————–

    Boa sorte e sucesso!

    Qualquer dúvida me avise,

  61. olá! gostaria de saber como conseguir verbas governamentais para uma escolinha de futebol? Não deixa de ser um projeto social, tenho um sonho de continuar ajudando jovens de meu município, mas meus recursos já estão se esgotando, não gostaria de acabar com a escolinha. gostaria de saber como me cadastrar e quis são as leis que poderiam esta me ajudando. Meu projeto, eu arrendei um campo e chamei um amigo professor de Ed.fisica compramos alguns matérias esportivos e começamos a trazer jovens que estavam a merce de drogas e maus tratos. como podem esta me ajudando ?
    att

    Lucas toledo

  62. Olá Lucas, agradecemos o seu contato e parabenizamos pelo projeto.

    Primeiramente quero dizer que não temos vínculo com empresas ou práticas de patrocínio. Nossas atividades estão direcionadas para atender as pessoas e organizações através de consultorias dirigidas, treinamento e compartilhamento de informações.

    Somos uma empresa especializada em assuntos relacionados ao Terceiro Setor e seus maravilhosos projetos, que tanto fazem pelas comunidades.

    Sobre o seu pedido, como está relacionado a busca de recursos, existem diversas maneiras de você implantar campanhas de captação, que podem gerar os recursos necessários para sua implantação e/ou manutenção, além do cadastro no Ministério dos Esportes para a obtenção de chancela federal a fim de obter incentivos quando fizer contatos com as empresas, e também os Editais aberto no Ministério. Sobre outras modalidades sugerimos algumas:
    – Editais Públicos e Privados;
    – Parcerias com empresas do setor privado;
    – Convênios com o Poder Público;
    – Campanhas de pessoas físicas;
    – Cadastro do Projeto em plataforma CROWDFUNDING;
    – Criação de um projeto gerador de renda.

    Além desses tem outros que podem dar certo, como eventos (almoços, jantares, eventos pagos, etc.), lojas tipo brechós, eventos comemorativos, etc.

    Enfim, muitas formas de criação e captação. O mais trabalhoso é a preparação, planejamento e implantação, além de conseguir pessoas comprometidas para te ajudar durante as campanhas.

    Quanto a Alavanca Social, ajudamos de 3 formas: Realizar consultoria dirigida até o inicio ou final das campanhas, Ministrar cursos de capacitação para os envolvidos interessados em aprender ou passar dicas e sugestões para que as pessoas possam tentar planejar a campanha.

    Estamos à disposição! Boa sorte!

    Um excelente 2017 para vocês!

  63. como faço para adquirir recursos para meus jovens iniciantes no futebol.

  64. Olá Sarah, grato pelo seu contato.
    Primeiramente quero dizer que não temos vínculo com empresas ou práticas de patrocínio. Nossas atividades estão direcionadas para atender as pessoas e organizações através de consultorias dirigidas, treinamento e compartilhamento de informações.

    Sobre sua necessidade, é necessário que seja feito um planejamento do atual estágio do projeto para poder definir um diagnóstico inicial e assim ver quais são as melhores possibilidades de captação de recursos.

    De qualquer maneira, ver a seguir algumas opções possíveis de captação hoje em dia. Caso siga em frente em algumas delas, não se esqueça de planejar adequadamente para ter problemas na hora da execução do mesmo:
    – Editais Públicos e Privados;
    – Cadastro no Ministério dos Esportes para obtenção de chancela federal;
    – Parcerias com empresas do setor privado;
    – Convênios com o Poder Público;
    – Campanhas de pessoas físicas;
    – Cadastro do Projeto em plataforma CROWDFUNDING;
    – Criação de um projeto gerador de renda.

    Lembre-se que todos tem um caminho a seguir e pode dar os resultados que deseja.

    Se necessitar de treinamento ou consultoria dirigida nos retorne para vermos a melhor opção.

    Sucesso para vocês!

    Marcelo R Paula
    Alavanca Social
    (11)97655-2347 (Whatsapp)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s