Dia de Doar – Uma cultura solidária


dia-de-doar2

 

Olá pessoal,

Em 29/11/16 comemorou-se no Brasil o DIA DE DOAR, onde procura-se disseminar no coração das pessoas a prática da doação.

Quando caminhamos diariamente observamos diversas carências humanas, intelectuais, materiais e financeiras ao nosso redor, cujas situações geram estados de necessidade pessoal, institucional, ambiental, etc. O que podemos fazer a respeito? Qual o nosso papel quando vivemos em sociedade? Que tipo de participação eu posso ter neste contexto? Eu tenho condições de mudá-lo? Posso colaborar de alguma forma?

Quando falamos em carências, rapidamente me vem à mente pessoas e comunidades em estado de dificuldades, a mãe natureza sendo devastada, os animais em estado de abandono e assim sucessivamente… quando observamos estas situações cabe a cada um de nós verificar o que podemos fazer. Como? Com a chegada do século 21 e a disseminação da tecnologia, as possibilidades de ajudar e doar um pouco de você aumentou ainda mais, e ações como voluntariado, doar alimento, roupas, recursos financeiros, atitudes essenciais para tentar melhorar a condição do outro foram fortalecidas com outras opções. Caso estejam indisponíveis para você doe um sorriso, um abraço, divulgações do bem, fazer parte de grupos de trabalho solidários, publicações em sites, redes sociais, criação de projetos solidários, etc.

Também não tem condições de ajudar desta forma? Se seu tempo e condições dificultam a sua participação, planeje-se, marque um dia do mês e vá até uma creche, um asilo, alguma Instituição Social, faça uma visita em alguma comunidade carente, observe, converse com as pessoas, demonstre carinho e respeito e deseje o melhor a elas, mesmo em pensamento…isso vai propagar um sentimento e energia do bem que pode ajudar.

dia-de-doar1

Você não necessita ser rico ou ter bens materiais ou intelectuais para ajudar, a sua intenção sincera e amorosa irá fazer a diferença.

Vamos doar um pouco de nós ao outro. Vamos fazer da cultura da doação uma ação de transformação social.

DIA DE DOAR SERÃO TODOS OS DIAS DO ANO!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s