05 de dezembro “DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO


dia_do_voluntario

Olá pessoal!

Se existe uma atividade que me move de maneira natural e apaixonante, este é o Voluntariado!

Atividade nobre e cidadã, que promove bem estar, transformação positiva, crescimento pessoal e profissional, gera progresso, reduz impactos negativos na sociedade, cria condições para que outras pessoas possam ter sua condição melhorada em todos os sentidos, etc. Poderia ficar semanas falando sobre os benefícios que o voluntariado trás, mas posso afirmar categoricamente que o maior beneficiado é e sempre será o VOLUNTÁRIO, pois oferece gratuitamente seu tempo, disposição, comprometimento, conhecimentos, experiência, etc, em prol de outras pessoas, organizações, empresas, projetos, instituições de ensino, e em todos os lugares a sua presença é requisitada. É impressionante o crescimento de pessoas que desejam se tornar voluntários e fazer a diferença no meio onde estão inseridos. Existe um blog que criei relacionado ao voluntariado aqui em Jundiaí, cujo espaço é destinado a falar sobre o voluntariado, bem como orientar pessoas que desejam iniciar ou até mesmo conseguir encontrar locais para atuar como voluntário(a).

Acesse https://atitudesolidaria.wordpress.com/ e saiba o que rola nesta área.

Sou voluntário há mais de 30 anos e posso dizer com certeza que trata-se de algo formidável em minha vida, não havendo obrigatoriedade no que se faz e sim amor e comprometimento. Seja presencial ou virtual, estarei sempre presente.

Hoje comemora-se o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO e quero oferecer a minha participação através desta publicação e desejar que esta prática cresça cada vez mais e transforme comunidades e pessoas de maneira positiva.

Aproveitando a ocasião, quero compartilhar com todos uma postagem do site Voluntários On line   http://blog.voluntariosonline.org.br/ sobre este dia. Vejam a seguir:

diainternacionaldovoluntario

Dia Internacional do Voluntário – 5 de dezembro

Fonte: http://blog.voluntariosonline.org.br/dia-internacional-do-voluntario-5-de-dezembro/

Nossa nova campanha tem como foco o Dia Internacional do Voluntário, data comemorativa instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985 para estimular este tipo de trabalho, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

E o Brasil está entre os dez países com mais voluntários, em torno de 18 milhões de pessoas, de acordo com um estudo da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF) deste ano. Foram entrevistadas mais de 155 mil pessoas que responderam se no mês anterior à pesquisa haviam feito alguma das seguintes práticas: doação de tempo como voluntário para uma organização, doação de dinheiro para alguma entidade ou pessoa e ajuda a uma pessoa desconhecida.

A pesquisa também mostrou que cerca de 65 milhões de brasileiros ajudaram um desconhecido e que 35 milhões contribuem financeiramente com causas sociais. A prática mais comum entre os brasileiros é a de ajuda a uma pessoa desconhecida, com 44% dos entrevistados.

Segundo o Ibope, o número de voluntários é ainda maior. Pesquisa feita em 2011 a pedido da Rede Brasil Voluntário, um em cada 4 brasileiros com mais de 16 anos, em torno de 35 milhões de pessoas, faziam ou já haviam feito trabalho voluntário. Dessas, 53% eram mulheres e 47% homens, com o maior número de voluntários na faixa de 30 a 39 anos e que dedicavam em média 3,5 dias por mês a ações voluntárias.

Leia mais na Revista Filantropia sobre a pesquisa do Ibope.

O Ibope também lançou em novembro, no evento ONG Brasil, a terceira etapa dessa pesquisa, que inclui uma avaliação qualitativa do voluntariado no Brasil.

Portal Voluntários Online

Uma iniciativa do Instituto Voluntários em Ação, de Florianópolis, o http://www.voluntariosonline.org.br/ é o maior portal brasileiro de voluntariado.

Há cinco anos no ar, possui 56 mil voluntários e mais de 700 ONGs cadastradas, de todo o país, e oferece vagas de voluntariado online e presencial.

Saiba mais sobre o Portal e encontre sua vaga, acessando http://goo.gl/oYLmm7

Você também pode procurar diretamente uma instituição perto de sua casa (organizações não-governamentais, associações, fundações, escolas, igrejas, asilos, creches, centros comunitários, etc).

Seja voluntário você também!

#diainternacionaldovoluntario

#servoluntariovaleapena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s