Espaço Saúde em São Paulo une ONGs para garantir qualidade de vida aos usuários


por Talita Martins, da Envolverde

nadir Espaço Saúde em São Paulo une ONGs para garantir qualidade de vida aos usuários

Nadir Amaral, presidente do Espaço Sáude

“Estou realizando um sonho de oito anos. Trabalhava no mercado financeiro, mas sempre me questionava sobre qual seria a forma de ajudar a população. Hoje encontrei muitas pessoas com vontade de trabalhar e unir forças para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de doenças como a aids, lúpus, psoríase, tumores raros…”

Foram com essas palavras que o presidente do Espaço Saúde, Nadir Francisco do Amaral, inaugurou muito emocionado, na noite da última quinta-feira, o Espaço.

O Espaço Saúde é um local onde oito instituições não governamentais que atuam na área da saúde se uniram para dividir informações, trocar propostas, fortalecer o trabalho e proporcionar um melhor atendimento e acesso aos assistidos.

A organização está localizada há alguns metros do movimentado centro paulistano, no bairro da Bela Vista, e conta com um amplo espaço dividido em três andares. No térreo está o auditório para 50 pessoas. No primeiro andar estão às salas temáticas que recebem os usuários de acordo com a patologia e, no terceiro andar, a Administração.

A ideia de unir várias ONGs, de acordo com o diretor financeiro e de recursos humanos da instituição, Lucas Soler, é fazer com que os assistidos tenham acesso aos serviços oferecidos em todas as instituições, como assistência social, jurídica e psicológica. “Queremos garantir o tratamento, os direitos humanos e previdenciários dos pacientes”, explicou.

“Quem tem HIV, por exemplo, pode desenvolver lúpus ou câncer, por isso a importância de unir os trabalhos. Ou seja, no Espaço Saúde a pessoa que tem HIV e outra patologia pode buscar apoio tanto no grupo que atende soropositivos como no que atende a outra patologia”, enfatizou.

Ainda segundo Soler, o número de pessoas assistidas somando todos os usuários das oitos entidades é de aproximadamente 5 mil diretamente e 22 mil indiretamente.

“Além da soma de recursos humanos e financeiros das oito entidades, o objetivo do Espaço também é debater políticas públicas e unir visões e ideologias que possibilitam o crescimento institucional das associações envolvidas e também dos assistidos individualmente e coletivamente por elas”, explicou.

O Espaço Saúde fica na Rua Conde de São Joaquim, 179, na Bela Vista.

Hoje participam do Espaço Saúde as seguintes associações:

• Associação de Apoio aos Portadores de GIST, TNE e Tumores Raros – AGIST.
• Associação Pró Falcêmicos – APROFE.
• Grupo Renascer de Incentivo á Vida – GRIV.
• Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Espaço Girassol.
• Associação Brasileira Superando LUPUS
• Associação de Apoio aos Portadores de Psoríase do Estado de São Paulo – AAPP
• Federação Brasileira de Enfermidades Raras – FEBER
• Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – RNP+ Estado de São Paulo

(Agência Envolverde)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s