Dia V – Um modelo de voluntariado


O voluntariado, sem sombra de dúvidas, é umas das forças mais poderosas quando o combustível que a move é a Solidariedade.

O voluntariado, transforma, promove o crescimento, alegria, bem-estar interior, exterior e riquezas, além do grau de interatividade que possibilita entre a pessoa que doa o seu tempo para uma causa e aquele que a recebe.

Existem milhares de ações por todo o mundo através da prática voluntária e dentre muitas realizadas aqui no Brasil, todas elas importantes, destaco um projeto da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, cujo programa agrega pessoas e valores em diversas ações voluntárias, estejam elas onde estiver.

O nome deste projeto é DIA V  e congrega todas as pessoas para a prática solidária.

Vejam a seguir um resumo:

Fontes:  http://www3.fiemg.com.br  e http://www.blog.diav.com.br

 

Dia V 2010

Histórico

O Dia V nasceu de uma proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG de chamar as empresas mineiras para um dia de ação voluntária, criando assim um fato de repercussão nacional, capaz de despertar atenção para o voluntariado. Este propósito inicial acabou sendo sensivelmente ampliado, cumprindo função estratégica de promoção e organização da responsabilidade social e do voluntariado em Minas Gerais.

O que é o Dia V

São 24 horas de ações voluntárias que mobilizam pessoas e empresas que, organizadas em grupos, fazem neste dia alguma atividade em benefício de sua comunidade. O Dia V acontece em todo o estado de Minas Gerais e define-se pelo verbo agir: fazer algo em benefício de nossos semelhantes e de nós mesmos.

Quem participa

Todos podem participar do Dia V, de preferência em grupos organizados nas empresas, cidades, escolas, universidades, bairros, igrejas, sindicatos… É uma oportunidade para demonstrar espírito de cidadania, solidariedade, integração com os colegas, amigos, vizinhos e parentes. O Dia V pode ser apenas o início, a inauguração de uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Vem aí o Dia V 2011 e você não pode faltar! O Dia V é um dia de celebrar e comemorar as conquistas do voluntariado realizadas durante todo o ano. É também o dia de realizar alguma ação voluntária transformadora e colocar em prática a solidariedade. Este ano o Dia V vai acontecer no dia 28 de agosto, quando é comemorado o DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO. O convite está feito, convide sua família, seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos para juntos planejarem a ação. DIA V 2011– Todo dia é dia de ser voluntário!

Anúncios

2 comentários em “Dia V – Um modelo de voluntariado

  1. Nossa! não imaginava que existia uma ação tão especial, lógico que gostaria de participar.beijos

    • Bom dia Euzeni, obrigado pelo seu contato.

      Realmente, trata-se de uma ação especial que, apesar de ser comemorado no dia do voluntariado, todos os dias são capazes de recebê-las.
      Apesar deste projeto ser uma iniciativa da FIEMG em Minas Gerais, ela pode ser realizada em qualquer lugar do mundo, basta que pessoas de comum interesse, coloquem na prática ações que levem benefícios às comunidades e meio ambiente.
      Faça uma experiência no seu bairro. Reuna amigos e pessoas que desejem participar, planejem a ação e coloquem em prática.
      É muito bom para todos…para que ajuda e quem é ajudado.
      Parabéns pelo interesse!

      Abs
      Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s