VI Encontro Temático de Mobilização de Recursos – Avaliação de Resultados e de Impacto dos Projetos


Fonte: http://captacao.org

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos/Núcleo-Rio convida para o VI ENCONTRO TEMÁTICO DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS.
Completando um ano de trabalho no Rio de Janeiro a ABCR/Núcleo Rio faz o VI ENCONTRO TEMÁTICO DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS nesta edição em São João de Meriti visando ampliar e democratizar os debates que a ABCR vem fazendo a atividade de captação/mobilização de recursos.
Em formato de relato de experiência e depoimentos, o foco do encontro será a avaliação como fator crítico de sucesso de um projeto e da continuidade do trabalho da mobilização de recursos vista como uma ação contínua, transparente e responsável, focada no compromisso entre o gestor, a causa/projeto e os potenciais doador-patrocinadores. O VI Encontro Temático, diferente do Café Conversa, traz sempre um especialista e um estudo de caso para falar de temas correlatos à captação de recursos.

Na ocasião, Claudia Pfeifer, Socióloga, Mestra e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ falará sobre importância da inclusão de planos de atividades e de recursos para o monitoramento da implementação de avaliação de um programa ou projeto, devidamente acompanhado de orçamento em seu planejamento. Apresenta um sistema de gerenciamento de programas e projetos que tem essa finalidade.  Na ocasião será apresentada a experiência da Visão Mundial, pelo seu Gerente da Unidade Operacional Sudeste, o sociólogo Juca Ribeiro, organização não governamental de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência. Em suas ações, a organização desenvolve e aplica ferramentas de avaliação e monitoramento de projetos.

Agenda do dia
1º parte: Claudia Pfeifer
2º parte: Depoimento: Visão Mundial, por Juca Ribeiro, seguido de debate
Data: 5 de agosto, 9h às 12h.
Local: SESC São João do Meriti, próximo à Estação de Metrô Pavuna

Cláudia Ribeiro Pfeiffer
Socióloga, Mestra e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programas de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Engenharia Urbana, Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social).  E sócia da Management de Projetos e Processos Ltda. Nos últimos 15 anos, vem trabalhando com Gerenciamento de Projetos Sociais, de Desenvolvimento e Comunitários na própria universidade, na Cooperação Técnica Internacional, em órgãos públicos federais e estaduais, em organizações não-governamentais e em empresas públicas e privadas; e com Gerenciamento de Programas de Responsabilidade Sócio-Ambiental de Empresas.

Estudo de caso: Visão Mundial
A Visão Mundial é uma Organização Não Governamental (ONG) Cristã Humanitária e de Desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países. Trabalhando no Brasil desde 1975 com o enfrentamento da pobreza e da exclusão social, a Visão Mundial prioriza em seus programas as crianças e os adolescentes que vivem em comunidades pobres e em situação de vulnerabilidade, para promover o bem estar das pessoas. Juca Ribeiro: Gerente da Unidade Operacional Sudeste I da Visão Mundial. Sociólogo, Mestre em Políticas Sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s