TORRES DE VIGIA – UM PROJETO DE SUCESSO


“Recuso-me a ser considerada excepcional ou deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional…”
(Vôo da gaivota, Emmanuelle Laborrit)

É dentro deste contexto e ações de respeito que a Igreja Testemunhas de Jeová realizam um trabalho admirável de inclusão social voltado a dar aos surdos o resgate da dignidade e a possibilidade de estarem interagindo com todos de uma maneira mais humana e de possibilidades infinitas, pois oferece ao deficiente auditivo a chance de participar de forma direta e ativa no seio da sociedade.  Um resgate e uma lição, onde a meta é promover a cidadania e oferecer a estas pessoas a chance de serem respeitadas no meio onde vivem.  Além da mudança do Ser, tudo à volta também se modifica, como a família, amigos e todos aqueles que convivem com esta realidade.

Estive recentemente (02/03/10) aqui em Jundiaí numa reunião da Igreja, onde um grupo maravilhoso de pessoas realiza encontros destinados às pessoas com deficiência auditiva, com todos os recursos necessários ao perfeito entendimento daqueles que estão participando.

O mais interessante é que todas as pessoas deste grupo, mesmo não sendo surdas, estudam a linguagem de sinais (Libras) e são preparados para oferecer todos os ensinamentos que os deficientes auditivos necessitam, promovendo conhecimentos religiosos, sociais, comunitários, etc., preparando estas pessoas para praticarem ações mais participativas nas diversas áreas da sociedade.

Fiquei impressionado com a estrutura preparada para esta finalidade e o grau de satisfação daqueles que ali participaram.  Percebe-se claramente o amor e o carinho nos membros deste grupo que acolhe, treina e prepara as pessoas para a vida.

Nestas celebrações tudo está voltado para a participação direta e efetiva de todos e até os cânticos (embora muitos não possam ouvir) são demonstrados através da linguagem de sinais e da mímica, oferecendo a possibilidade deles perceberem o que está ocorrendo.  O local tem câmeras instaladas de forma estratégica a focalizarem as pessoas que estão participando ativamente de alguma atividade para que ninguém perca nenhum detalhe.

Resumo do Projeto: À partir do interesse do deficiente auditivo, diretamente na casa do assistido, inicia-se um trabalho de preparação na língua de sinais, convivência social, religião, cidadania, auxílio na integração destas pessoas com o meio, enfim, dá todas as condições para uma vida mais digna e humana em todos os sentidos.  Também, todos os familiares são treinados e preparados para oferecer melhores condições à pessoa com este tipo de deficiência.  A partir daí, as pessoas assistidas, continuam a estar sendo auxiliados através das reuniões e eventos que possibilitam continuarem no trabalho contínuo e ativo de aprendizado com pessoas que falam a mesma língua (mesmo não sendo surdo-mudo) e outros iguais a eles.

Aqui em Jundiaí, as reuniões ocorrem todas as terças (19:30) e sábados (16:00) no SALÃO DO REINO localizado na Rua Senador Fonseca, 316 – Centro e está aberto para quem quiser participar.

Caso conheçam pessoas com este tipo de deficiência aqui em Jundiaí, favor entrar em contato através dos telefones (11) 4815-7158 ou (11) 9918-5522, com o Sr Fabiano Consentino.

Ele terá muito prazer em orientar e ajudar no que for necessário.

Notas importantes:

  • Este trabalho é realizado nos estados brasileiros e também em muitos países.
  • Este tipo de assistência também se relaciona a cegos (Braille), para pessoas de língua chinesa, espanhola, inglesa, etc.
  • Para mais informações, peço entrarem nos sites www.watchtower.org/t/index.html e http://www.jw-media.org/
Anúncios

2 comentários em “TORRES DE VIGIA – UM PROJETO DE SUCESSO

    • Olá Giuliano, obrigado pelo seu contato.

      Você já tentou falar com ele pelo telefone?
      O telefone dele está constante no post que você acessou.
      Desculpe, mas antes de passar a informação, eu preciso saber a finalidade, pois trata-se de informação pessoal.
      Além do mais, todas as informações que recebo somente retransmito com autorização.

      Qualquer dúvida me avise.

      Um grande abraço
      Marcelo
      Caso tenha alguma dúvida me avise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s