CENSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino. (Renata Vilella)

_______________________________________________________

EDITORIAL

As correntes de pensamento dos seres humanos são muito complexas e no momento de decidir sobre os seus destinos, ou mesmo em relação a outros assuntos, nunca chegam a uma posição definida e acabam sendo indecisos e inflexíveis ou então permissivos e que aceitam tudo com muita passividade. Busca-se o equilíbrio nas decisões para o bem comum e no caso das pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental, é importante ter a visão exata desta camada da sociedade que ainda sofrem com discriminações e preconceitos. Neste caso espera-se que as duas partes, aqueles que tem alguma restrição ou dificuldade e aqueles que se julgam “normais”, dêem as mãos e comecem a trilhar o mesmo caminho, como forma de estabelecer o equilíbrio procurado. Este projeto que visa fazer um mapeamento das pessoas com deficiência e suas necessidades, é um passo importante para que, num futuro bem próximo, possamos ter uma visão mais abrangente e realista dos fatos desta camada da população. Outro fator importantíssimo será o aumento das possibilidades e oportunidades para estas pessoas, melhorando assim o padrão e qualidade de cada uma, oferecendo uma vida mais digna e produtiva dentro da nossa sociedade. Parabéns à vereadora Mara Gabrilli e aos vereadores da cidade de São Paulo pela iniciativa, que, com certeza, será copiada em todo o país. Vejam a seguir algumas informações do Projeto de Lei.

__________________________________________________________

Alavanca Social – Assessoria no 3º Setor (Gestão, Captação de Recursos, Elaboração de Projetos e Treinamento https://alavancasocial.wordpress.com

________________________________________________________

Aprovado PL para realização de censo das pessoas com deficiência em SP

De autoria da vereadora Mara Gabrilli, projeto de lei aprovado em segunda votação prevê um levantamento detalhado com perfil sócio-econômico dos 1,5 milhão de pessoas com deficiência na capital paulistana Foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (8) na Câmara dos Vereadores de São Paulo projeto de lei da vereadora Mara Gabrilli que cria o Programa Censo Inclusão. O programa tem o objetivo principal de mapear as pessoas com deficiência que vivem na cidade de São Paulo. O levantamento trará dados reais a respeito do segmento na capital, propiciando a elaboração de ações e políticas públicas específicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência. O texto seguirá agora para o prefeito de São Paulo. “Quem é a pessoa com deficiência em São Paulo hoje?

O dado estatítico ao qual temos acesso é o Censo IBGE, realizado de dez em dez anos e extremamente amplo, de modo que não há um número confiável e atualizado sobre o qual trabalhar possamos com eficiência”, diz a autora do texto Mara Gabrilli.

Ao saber, por exemplo, qual a faixa de renda majoritária dos cerca de 1,5 milhão de pessoas com deficiência na capital, muitos fabricantes poderão alcançar um mercado a mais. “Atualmente a maioria das pessoas com deficiência não é bem-recebida pelo comércio da cidade em geral. Um levantamento como este pode jogar luz para este potencial público consumidor hoje praticamente ignorado”, diz a vereadora. Um exemplo bem trivial é uma loja de roupas que tenha um degrau, extinguindo automaticamente já extingue todos os cadeirantes que possam vir a se interessar por seus modelos.

O texto do projeto prevê o levantamento será feito a cada quatro anos, pela secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), que também ser responsabilizará por fazer parcerias e convênios necessários para a realização do censo. Por conta da possibilidade de aprovação da lei, a vereadora já alocou R$ 500 mil de suas emendas parlamentares à Secretaria para que seja utilizada para estas pesquisas estatísticas. O projeto de lei seguirá agora para sanção ou veto do prefeito de São Paulo.

Mais informações: Assessoria de Imprensa da vereadora Mara Gabrilli Jorn.

Resp.: Bia Murano (11) 3396-4406 / 3396-4898

http://www.vereadoramaragabrilli.com.br 9/dezembro/2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s