PROGRAMA LATINO AMERICANO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL


A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)


Olá!

Depois de aproximadamente 01 mês sem atividades no Blog, estou voltando a ativa e como antes.
EDITORIAL
A Responsabilidade Social Empresarial é algo muito mais profundo que pode-se supor a nossa vã filosofia (parafraseando Shakespeare).  As empresas são dirigidas por seres hiumanos e como tudo na vida, são formados de acordo com a educação e modelos que recebem do meio em que vivem e respondem de acordo com estas vivências e experiências.
A Responsabilidade Social Empresarial já começa a ser desenhada no momento em que o respeito às pessoas, à comunidade, à natureza e o meio ambiente são colocados em destaque no momento de decidir os seus passos.
O crescimento ordenado, o progresso planejado e articulado, a articulação sadia de todos os segmentos da sociedade, a visão constante de mudanças saudáveis em todos os setores da sociedade, onde cada um se preocupa com o seu próximo.
A responsabilidade social, felizmente está entrando numa fase de mudanças para melhor e a partir do momento em que a conscientização das pessoas for sendo alterado, tudo tende a prosperar de forma constante, trazendo benefícios a todos.  Infelizmente, um dos principais personagens nesta grande engrenagem está com dificuldades de locomoção (O Estado) e não consegue acompanhar o ritmo de modificações que a sociedade participa mais ativamente e exige uma postura diferente dos comandantes da Nação.
Oxalá isto aconteça o mais breve possível ou o Brasil vai deixar de embarcar neste trem que trás a visão da Responsabilidade Social responsável que está presente em muitos países do planeta.


Alavanca Social – Assessoria no 3º Setor (Gestão, Captação de Recursos, Elaboração de Projetos e Treinamento)

PROGRAMA LATINO AMERICANO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Conheça o PLARSE – Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial
O objetivo do programa é articular, coordenar e subsidiar um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelas organizações participantes que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos e a ampliação das práticas de responsabilidade social empresarial na gestão dos negócios das empresas que tenham efetivo impacto na redução da pobreza e da desigualdade e na promoção do equilíbrio socioambiental em países da América Latina.

Descrição:
O programa foi construído sob um contexto de existência de diversas organizações na América Latina tratando do tema de RSE e também de muitas empresas interessadas e adotar práticas de gestão sustentável.

As diferenças de visão, entendimento, enfoque e gestão sobre o tema configuravam oportunidades para troca de experiências que, conduzida com focos e objetivos comuns, pode fortalecer o movimento de RSE na América Latina, bem como a atuação das organizações do Fórum Empresa.

Com isso, podemos citar especificamente alguns fatores que motivaram a construção de tal programa: demanda das empresas; ampliação da troca de experiências em RSE na América Latina; demanda das organizações de RSE de outro países, membros do Fórum Empresa; e política das organizações patrocinadoras e financiadoras de projetos, sendo este último fator fundamental para apoiar e acelerar as atividades para o desenvolvimento do programa, com o diferencial que as organizações financiadoras estão envolvidas também como parceiras na execução do programa, mobilizando suas redes para apoiar as atividades.

Trata-se de oportunidades também para promover a convergência de resultados alcançados por diversos movimentos no sentido de RSE, muitas vezes apoiados pelas mesmas agências de cooperação. Público-alvo Empresas com atuação em toda a América Latina.

Resultados:
(a) Empresas com plantas nos 7 países participantes do PLARSE respondendo aos “Indicadores Ethos-organização de RSE local”, oferecendo um aprofundamento do panorama de RSE crescente e possibilitando a elaboração e planos de ação e mesmo apontamentos para o direcionamento do movimento na região;
(b) Consolidadas 7 redes de jornalistas e 7 prêmios para jornalistas em torno do tema RSE nos países participantes, trocando experiências e resultados alcançados entre si, vislumbrando possibilidades de construção de rede e prêmio latino-americanos;
(c) 7 projetos de RSE e combate à pobreza estruturados em torno da liderança de uma empresa promotora dos vínculos, uma organização de RSE local executora, empreendimentos comunitários de uma região incluídos na cadeia de valor dessa empresa e de outras que venham a ser induzidas pela mesma, fortalecidos por grupos de trabalho multisetoriais e fornecendo exemplos demonstrativos que possam ser reaplicados por outros arranjos nos mesmos moldes envolvendo empresas, sua cadeia de valor, empreendimentos da economia comunitária, com a visão do desenvolvimento local.

Acesse o site do PLARSE: www.plarse.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s